Ficha de artigo : 464790
“A Ceia de Simão, o Fariseu”. ESCOLA VÊNETO-FLAMENGA, final do século XVI e início do século XVII.
Época: Século XVII
ESCOLA VÊNETO-FLAMENGA, final do século XVI e início do século XVII.
Ateliê dos Bassano, próximo aos estilos de GEROLAMO BASSANO DAL PONTE.
Dimensões: tela 120x190 cm, com moldura 140x210 cm.
A pintura foi reentelada, examinada sob lâmpada de Wood, apresenta alguns retoques de restauro não invasivos.
O tema é “A Ceia na casa de Simão, o Fariseu”, um célebre episódio evangélico em que Maria Madalena, ajoelhada aos pés de Jesus, os lava com as próprias lágrimas e os enxuga com os cabelos, para depois ungí-los com um óleo perfumado.
A cena retoma fielmente os modelos compositivos difundidos no ambiente veneziano do final do Renascimento e do Maneirismo (particularmente influenciados pelas célebres ceias de Paolo Veronese e do ateliê dos Bassano).
A influência nórdica é reconhecida na cuidadosa caracterização dos personagens, nas feições marcadas de alguns comensais e no uso de turbantes exóticos, típicos do gosto flamengo da época na representação de cenas bíblicas ambientadas no Oriente. Vale lembrar que, durante o Renascimento e o Maneirismo, numerosos pintores do Norte decidiram se mudar e trabalhar em Veneza, muitas vezes entrando nos ateliês dos grandes mestres, unindo a precisão nórdica à luz e à cor dos pintores venezianos.
Esta preciosa obra pictórica se desenrola através de uma articulada disposição dos comensais e dos apóstolos, inseridos em um contexto convivível de grande fôlego teatral, característica das obras do ateliê dos Bassano. A configuração cromática é centrada em tonalidades saturadas como o vermelho carmim, os verdes profundos e os ocres, elementos típicos do colorismo da escola veneziana.