Ficha de artigo : 428773
Christian Zurita
Autor : Christian Zurita
Época: Século XX
Christian Zurita, nascido em Gorbea (Chile) em 1971.
Interior de um café. Óleo sobre tela.
Biografia
1991 - Inicia os estudos artísticos na Universidade Católica do Chile. Estuda com os mestres Grazia Barrios e José Balmes.
1996 - Após obter o diploma em pintura com excelente classificação, participa e vence o primeiro prêmio da "V Bienal Internacional de Arte Santiago-Porto Alegre-Paris", após o qual é convidado para a França na "Sorbonne de Paris". De volta ao Chile, alterna a atividade pictórica com o ensino universitário na escola de arte da Universidade Católica de Temuco. Durante este período, aproxima-se do ambiente musical e teatral, experiência que o levará, em 1999, novamente à Europa, na Itália, seguindo o espetáculo multimídia "Trapananda, la tierra que apareció inesperadamente", para o qual realiza, como cenógrafo, uma série temporária de murais.
2001 - Estabelece-se definitivamente na Itália, onde começa os estudos de cenografia na Academia de Belas Artes de Bolonha, frequentando a Escola de realização cênica para o melodrama de Enrico Manelli e Marcello Morresi.
2003 - Realiza junto com Fabio Gramolazzo os cenários para "La Bohème" de G. Puccini no Teatro Alessandro Bonci de Cesena.
2004 - O interesse e o amor pela pintura de grande formato o levam a conhecer o mestre Rinaldo Rinaldi, com quem, como assistente, realiza uma série de fundos cenográficos de grande formato para a ópera "Hans Heilling" de Maschner, com os cenários de Pierluigi Pizzi para o Teatro Lirico de Cagliari.
2003/2004 - Expõe suas obras pictóricas em diversos contextos, entre eles a "Arte Fiera di Bologna". Neste período, vence o Prêmio "Senato della Repubblica" no "Concurso Internacional de Arte San Valentino" na Puglia.
2005 /2006 – São anos em que o artista está presente em numerosos concursos de pintura, feiras de arte e montagens cenográficas, tanto na Itália quanto no exterior, entre os quais: Finalista no Chile do Prêmio Internacional de Arte 2005 "Valdivia y su rio", finalista "Premio Arte 2006" da Giorgio Mondadori em Milão, presente na Arte Fiera di Firenze 2006 com a Galeria de Arte Paolo Nanni de Bolonha e Mostra Individual no Museu Cívico de Split na Croácia em setembro de 2006.
2007 – Participa de diversas montagens e produções para a Lírica e o teatro. Vence o "Prêmio Internacional de Pintura Città di Segni" em Roma.
2008 – No Chile, cria o projeto "Opera para todos" com o intuito de difundir a Ópera lírica, realizando uma série de espetáculos ao ar livre em diversas cidades do país.
2009 - Trabalha em diversas produções líricas: Gianni Schicchi de G. Puccini e El Retablo de Maese Pedro de Manuel de Falla, La serva Padrona de Pergolesi, La traviata de Verdi.
Abre no Chile seu laboratório pessoal para o desenvolvimento das artes visuais "Escénica".
2009. Expõe suas obras pessoais em Berlim, na Embaixada do Chile na Alemanha.
2010/13 No Chile, desenvolve com a Escénica projetos artísticos multimídia para o teatro, criando com suas pinturas cenografias tridimensionais de grandes dimensões.
Atualmente, Cristian Zurita vive e trabalha entre a França e Santiago do Chile.