Ficha de artigo : 378408
Edwin Hayes (1819-1904). Escola do Norte da Europa, meados do século XIX "Paisagem marinha, regresso da pesca ao pôr do sol".
Autor : Edwin Hayes 1819-1904
Época: Século XIX
Ampla vista de um golfo imerso na atmosfera que marca o início do pôr do sol, dividido por um promontório. Em primeiro plano, à esquerda, uma paliçada com vários destroços, no centro, praia com dois pescadores e um poste de amarração, à direita, uma embarcação de pesca. Ao fundo, à esquerda, casas de uma aldeia, no centro, vista distante de uma cidade na bruma, à direita, navios a aproximar-se.
A sensação transmitida é de calma e tranquilidade, de um espaço real e, ao mesmo tempo, ideal.
As características da pintura e da tela datam esta pintura de meados do século XIX. A tipologia dos telhados das casas localiza-a na área norte-europeia.
Na primeira tela. Com restaurações que dizem respeito exclusivamente ao céu. Ampla craquelura devido a uma espessa preparação.
Moldura antiga não coeva. Medidas cm a. 49,5x59,5, com moldura cm 74x60
Biografia.
Edwin Hayes nasceu em Bristol, Inglaterra, mas cresceu em Dublin, Irlanda, onde seu pai era hoteleiro. Estudou arte na Dublin Society Art School e expôs pela primeira vez na RHA (Royal Hibernian Academy) em 1842. Permaneceu em Dublin por dez anos antes de se mudar para Londres. Expôs também na Royal Academy of Arts, na British Institution, na Society of British Artists e no Royal Institute of Painters in Waterwaters, tornando-se membro titular deste último em 1863. Hayes pintou paisagens marinhas na Irlanda, Inglaterra, Bélgica, Holanda, França, Espanha e Itália, o seu trabalho retratava invariavelmente navios e embarcações em alto mar, cenas portuárias ou outros aspetos da costa.