Ficha de artigo : 292987
Cerâmica Ronzan "Leopardi"
Época: Anos 70
"Leopardi" Medidas: a. cm 22 comprimento cm 60
Renato Ronzan
Cerâmica policromada de Turim dos anos 70/80 assinada e numerada sob a base: Ronzan made in Italy 755 Renato.
Giovanni Ronzan, fundador da atividade, nasceu em 24/9/1906, começou a trabalhar muito jovem na empresa de cerâmica Bonato de Bassano e, após frequentar os cursos profissionais de escultura no Instituto Técnico de Nove, foi para Milão, onde começou a trabalhar como ceramista na fábrica de porcelana Fabris. No final dos anos 20, a Sra. Elena Konig em Scavini, fundadora da empresa Lenci, procurava ceramistas experientes para impulsionar sua famosa fábrica de bonecas de pano e enfrentar a produção de objetos de cerâmica; Giovanni foi contactado e transferiu-se para Turim, onde foi contratado em 31/1/1930 como pintor. A frequência dos cursos noturnos da Accademia Albertina de Turim e um dom inato, permitem-lhe realizar pessoalmente alguns modelos que, como era no estilo generoso da Sra. Scavini, podem ser assinados por ele (com uma florzinha preta colocada ao lado da marca Lenci). Casado em 1933, em maio de 1939 abriu o seu próprio negócio (como muitos outros "secessionistas" da empresa Lenci) e fundou a primeira empresa de cerâmica Ronzan, com o laboratório na via Villarbasse 29 em Turim.
Piorando a situação bélica, com os bombardeamentos cada vez mais frequentes sobre a cidade, no final de 1942 Giovanni Ronzan consegue, com um vagão fortuitamente obtido da empresa de transportes Gondrand, transferir os equipamentos e os modelos para Bassano del Grappa, onde pode continuar a sua atividade em condições mais serenas. Após o fim da guerra, retomou plenamente a atividade produtiva, sempre em Bassano.
Tendo a empresa conservado a sede legal em Turim, em 1949 Giovanni Ronzan pretende regressar à sede original e, uma vez que os outros dois sócios não pretendem segui-lo, sai da sociedade e regressa a Turim. A partir deste ano, portanto, começam a existir simultaneamente duas empresas de cerâmica Ronzan:
- uma, renomeada Ceramiche Originali di Giovanni Ronzan, com sede em Turim Via Guido Reni 80/17 (hoje corso Allamano 19)
- a outra, denominada Ceramiche Ronzan e Cecchetto, em Bassano del Grappa, posteriormente modificada para Ronzan e Figlio.
Os modelos, todos de criação de Giovanni e que já atingiram o número considerável de cerca de 200 entre assuntos profanos e religiosos, são de comum acordo separados por sorteio; desta forma, é garantido a ambas as empresas continuar a atividade com um número suficiente de modelos. Em Turim, Giovanni desenvolve cada vez mais o número de modelos, com particular orientação para os artigos religiosos e assina os objetos "Originale GiovRonzan, Torino", para poder distinguir-se da produção do irmão Giuseppe, que permaneceu em Bassano.
Para acelerar o desenvolvimento da empresa, Giovanni em 1955 adquire os modelos e os equipamentos da empresa Berard de Milão, especializada em animais e figuras; todos os modelos assim adquiridos são profundamente retomados nos detalhes esculturais e nas escolhas das cores, para reconduzi-los ao estilo dos modelos originais do artista Giovanni. Prosseguindo na obra de ampliação dos modelos oferecíveis à clientela, Giovanni em 1957 adquire os modelos da empresa Keramos de Destefanis, que operava até esse ano em Turim; também estes modelos, representados substancialmente por anjinhos e Madonas, são gradualmente retomados por Giovanni nos detalhes do retoque e na escolha das cores e inseridos no seu próprio catálogo.
Por motivos de saúde, Giovanni em 1968 retira-se da atividade e cede a empresa, com todos os modelos por ele realizados, ao irmão Antonio; este, para substituí-lo, transfere-se para Turim de Bassano, onde trabalhava como ceramista. A partir de 1968, Giovanni Ronzan, portanto, deixou de produzir; a partir desse ano ele transfere-se para as suas terras de origem em Bassano, onde se dedica à criação de alguns modelos para o irmão Giuseppe e, para própria satisfação, à escultura e à pintura a óleo até à morte ocorrida em janeiro de 1974.
Em 1980, o irmão Giuseppe, que tinha continuado sozinho a atividade em Bassano, morre deixando a empresa ao filho Renato; Renato continuou a atividade até 1996, ano em que também a empresa de Bassano deixa de produzir.
Em 1985, o irmão Antonio, que tinha assumido em 1968 a empresa de Giovanni em Turim, morre deixando a atividade aos filhos Giuditta e Pietro, os quais continuaram a atividade de ceramistas, com a denominação "Ceramica d’Arte Religiosa di Ronzan P.& C.".
Em 2001 também a empresa sediada em Turim interrompe a atividade e, também na sequência da morte de Pietro Ronzan, os modelos originais são dispersos.