Ficha de artigo : 263438
Escola de Bolonha, final do século XVII, seguidor de Guido Reni, "Madona do Bordado"
Época: Século XVII
Escola de Bolonha, final do século XVII e início do século XVIII.
Pintura a óleo sobre tela limpa e reentelada. Existem algumas restaurações não prejudiciais.
Medidas: 32x38 cm tela com moldura entalhada e dourada não coeva 45x60 cm.
Esta pintura, onde, como principal variante, São José não está presente, retoma a obra da "Madona do Bordado", uma pintura a óleo sobre madeira do final do século XVI doada por Margherita Tomei à Misericórdia de Borgo a Mozzano.
Trata-se de um tema verdadeiramente particular e incomum entre as representações de "Madona trabalhadora".
Entre as obras similares conhecidas, existe um afresco de meados do século XIV, encontrado num oratório em ruínas de uma vila emiliana, atribuído a Vitale da Bologna, que hoje se encontra na Pinacoteca Nazionale de Bolonha, e existe uma pintura autografada de Guido Reni, realizada com técnica de afresco entre 1609 e 1611 no Palazzo del Quirinale, cujas dimensões são 210 x 200 cm, que representa uma "Madona a costurar com anjos". A postura da Madona e o cesto à esquerda fazem com que se assemelhe muito ao quadro da Misericórdia. No quadro de Borgo a Mozzano, também está presente o Menino Jesus no berço, que não está presente no quadro de Guido Reni.
A propósito desta obra, também é importante lembrar a pintura da Escola de Bolonha, século XVII, A VIRGEM A COSTURAR COM TRÊS ANJOS óleo sobre cobre, cm 25x19; a pintura replica o pendant da Virgem com o Menino e São João Batista conservado no Louvre (inv. 524), considerado perdido até ao seu reaparecimento em 2001 numa coleção particular londrina. Os dois ramos constituem as primeiras obras executadas por Guido Reni, em 1606, para a família Borghese e doadas posteriormente ao Papa. Malvasia afirma que, em 1678, já pertenciam às Coleções Reais Francesas no século XVIII.
A representação fiel e precisa desta cena afortunada, a atenção no desenho anatômico, observe-se, por exemplo, a delicadeza na gestualidade da Madona e na apresentação do conjunto com a presença dos anjos em sua adoração, leva a não excluir que o exemplar aqui oferecido seja de um seguidor da escola de Guido Reni.