Ficha de artigo : 258688
Retrato equestre de Frederico Guilherme III da Prússia, escola italiana do final do século XVIII
Autor : Anonimo
Época: Nos princípios do século XIX
Frederico Guilherme III da Prússia, 1770-1840. Pintura a óleo sobre zinco. Cerca de 1820-30. Dimensões 23x18 cm, com moldura original 32x26 cm. Excelente estado de conservação.
A chapa de zinco foi muito utilizada como suporte durante a Restauração. Foi então abandonada na segunda metade do século XIX devido aos problemas provocados pela chamada lepra do zinco, um processo de deterioração que ocorria em obras mal conservadas.
Em uniforme, montado num corcel cinzento rampante, ele indica o seu destino. Na mesma representação do famoso general Napoleão a cavalo de David.
As tropas prussianas desempenharam um papel fundamental nas vitórias contra os franceses em 1813 e 1814, e o próprio soberano liderou pessoalmente os exércitos liderados pelo Príncipe Schwarzenberg, juntamente com os exércitos russos sob o comando de Alexandre I da Rússia e os exércitos austríacos de Francisco II da Áustria.